DEVOLUTIVA DA REUNIÃO QUE ACONTECEU NO DCCI

Olá pessoas!

Vou postar pra vocês uma resenha da reunião que aconteceu dia 05/02 em Brasília, no Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis/MS, com a presença do Dr. Gerson Fernando Mendes Pereira (Diretor do Departamento), representantes da Sociedade Civil e integrantes da Equipe DCCI.

Objetivo: Fortalecer a parceria com lideranças de movimentos sociais, promovendo o envolvimento e participação na organização técnica-política dos Congressos.

Congressos? Sim, uma mega evento que acontecerá em Belém/Pará no final de julho.

12º CONGRESSO DE HIV-AIDS, 5º CONGRESSO DE HEPATITES VIRAIS, 1º CONGRESSO DE IST, 1º CONGRESSO DE HANSENÍASE E 1º CONGRESSO DE TUBERCULOSE.

Considerei um grande passo na luta pela inclusão do HTLV em um evento sobre IST. Geralmente esses eventos não têm o HTLV na programação. Falam do HIV, sífilis, hepatites virais, AIDS e, raramente o HTLV.

Nosso papel nos Congressos não é de comissão técnica, e sim de “consultores” na construção deles.

Não falamos sobre vacinas, medicamentos, pesquisas ou novos tratamentos, a Reunião NÃO FOI PARA ISSO.

Mas eu tenho uma notícia excelente sobre nossos avanços na luta. Após muitos anos de cobranças de prevenção, o DCCI vai lançar na mídia um vídeo sobre prevenção de IST (aquela campanha de Carnaval) que inclui o HTLV. Isso não tem preço!!!!!!!!

Ficou pré-agendada uma reunião com a Dra. Ângela, gerente do DCCI, para conversarmos somente sobre o HTLV, providências, prevenção e SUS, no dia 23 de março (Dia Nacional de Enfrentamento do HTLV).

Tem uma observação que preciso fazer, eu ouvi o seguinte: “….tem que ter vários movimentos (grupos envolvidos) para fortalecer uma causa. Um só não tem visibilidade”.

Gente, o Grupo Vitamóre precisa que vocês se organizem nos Estados. É constrangedor e bastante difícil de responder quando me perguntam quantas ONGS de HTLV tem no Brasil? Dizer que só existe a Vitamóre e a HTLVIDA, causa nas pessoas uma sensação de fraqueza, incapacidade….

Pensem nisso!!

Forte abraço em todos!!

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Comments are closed.