ENCONTRO COM PORTADORES DE HTLV

Foi muito gratificante a reunião com os portadores de HTLV que aconteceu no dia 13/04 em São Luis-MA, mesmo sendo em uma sexta-feira 13 com muita chuva causando muita tragédia em todo o Estado. A Dra. Graça Castro, a quem agradeço de coração, foi muito atenciosa comigo e conseguiu reunir um grupo de pacientes que demonstraram disposição em criar uma Associação.

Segundo a literatura, estudos feitos em gestantes apontou uma prevalência de 0,30%, positivo para o HTLV-1/2, em São Luis/MA (Guimarães Souza – 2012). O mais grave é que, novos estudos ainda não publicados, apontam que esta prevalência aumentou muito, por falta de prevenção, informação, atendimento básico e orientação.

Os Maranhenses não têm uma Instituição referenciada para atendimento específico a portadores de HTLV, as gestantes não são testadas pelos órgãos públicos de saúde e a infecção corre solta sem controle. É muito grave essa situação! É preciso que os portadores se unam e cobrem das autoridades mais atenção ao agravo.

Um Estado tão pequeno, onde pertencer à classe média é privilégio de bem poucos, em outras palavras, a pobreza e a miséria é dominante na população, graças aos desmandos e achaque (defeito; falha moral; disposição natural para cometer ações imorais.) de governos de mesmo DNA, as instituições públicas de saúde estão caindo aos pedaços, assim como toda a Cidade de São Luis………uma tristeza só.

Essa viagem reavivou meus instintos de proteção, minha vontade de fazer muito mais do que tenho feito pelos portadores de HTLV e também a minha “gana” de lutar e vencer por todos nós!

É muito triste você ver e saber que o portador de HTLV está na mesma situação em qualquer parte do Brasil e que lá fora, tudo está acontecendo em prol deles…….

Já passou da hora de mudar e essa situação!

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *