RESUMO DA ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

 ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO GRUPO VITAMÓRE

EM 12/06/2013

                Às 15:00hs do dia 12/06/2013, na sala de reuniões cedida pelo Grupo Pela Vidda – RJ, na Av. Rio Branco 135 – 7º andar, reuniram-se  associados, portadores do vírus HTLV, pessoas que convivem com portadores e simpatizantes/voluntários da causa, para discutirem os assuntos em pauta: Avanços e Desafios na prevenção; Tratamentos que estão dando certo; Questões Jurídicas – direitos dos portadores do HTLV; Reclamações com relação ao atendimento aos portadores; Prestação de contas da atual Diretoria; Formação de chapa para a nova Gestão da Vitamóre e Informes Gerais.

O trabalho de divulgação e orientação sobre a doença tem atingido seus objetivos, embora tenhamos alguma dificuldade na aquisição de material informativo. Com o incansável trabalho voluntário da  Laura Lee, a Zona Norte e Oeste do Rio de Janeiro já cederam vários espaços para a Vitamóre. O Grupo Vitamóre, representado pela Laura Lee, já faz parte de vários GTs de alguns Municípios e interage com outros movimentos e Redes.

Foi informado por Sandra do Valle, atual presidente do Grupo, que algumas terapias estão sendo pesquisadas e testadas, mas ainda não temos resultados concretos que possam ser divulgados, mas existe a esperança de um tratamento específico para o portador do HTLV. A testagem do HTLV no exame pré-natal da rede pública de saúde, já está sendo articulada. No dia 20/06, acontecerá no Instituto Vital Brazil, em Niterói, uma reunião com vários Gestores representantes da saúde, para discutir de que forma será introduzido o teste na rotina pública.

Sandra do Valle, que também coordenou a reunião, informou que é possível conseguir aposentadoria por invalidez, por ser portador do vírus HTLV. Existe Jurisprudência sobre o caso.

Foi discutida a questão das reclamações ao atendimento ao usuário do IPEC/FIOCRUZ-RJ, por parte de uma médica da Instituição. Essas reclamações já foram encaminhadas para a Ouvidoria do IPEC e também para o UPSEG (Unidos pela Segurança), estamos aguardando as providências.

Como a Tesoureira e a Conselheira Fiscal não compareceram a reunião, a prestação de contas não pode ser feita, pois os livros encontram-se com a Cristina Velasques (atual Tesoureira). A Tereza Borges, Conselheira Fiscal, não compareceu por complicações na saúde.

Diante das dificuldades de alguns membros da atual Gestão da Vitamóre, em participarem ativamente das ações da Associação, por motivo de trabalho, particulares, solicitação de saída da Diretoria e a falta de interesse dos próprios portadores em fazerem parte da estrutura do Grupo, todos os presentes concordaram em modificar o atual Estatuto da Vitamóre, reduzindo o número de cargos, de 7 (sete) para 3 (três). Teremos então: Presidente, Vice Presidente e Diretor Executivo Financeiro. Teremos a formalização de representantes da Vitamóre em alguns Estados. No Rio Grande do Sul, foi aprovado o nome do Carlos Soares. Falta a indicação de São Paulo e Minas Gerais. As especificações das funções de cada serão definidas de acordo com as orientações do NUDEDH – Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, para a elaboração do novo Estatuto.

Na primeira semana do mês de Julho, ainda sem data definida, haverá a Assembleia Geral Ordinária para discutir o novo Estatuto e composição da nova Diretoria do Grupo Vitamóre.

 

Rio, 13/06/2013

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *