Manual de Manejo Clínico do Portador do HTLV

Olá Pessoas!!!
Sei que vocês estão aguardando notícias do resultado da reunião do dia 31/03, no Programa Nacional de DST/AIDS, da qual fiz parte do grupo que foi convocado.
Como todos nós sabemos, tudo depende de prazos para prestação de contas. Com relação ao Programa, não é diferente. Foi criada uma comissão, como informei em outro post, para que modificações/atualizações fossem feitas no Manual de Manejo Clínico do Portador do HTLV. O prazo para entrega dessas atualizações foi prorrogado, temos que aguardar mais um pouco. Mas a boa notícia é que o “movimento” está tendo visibilidade, estamos caminhando graças aos esforços de médicos, pesquisadores e a conscientização do Programa Nacional de DST/AIDS sobre a gravidade da endemia do HTLV no BRASIL.
Vou replicar a vocês, as informações que recebi do programa com relação à mobilização para o ano de 2011.
“HTLV Cronograma Departamento
Prezados,
Dando seguimento às ações para o HTLV para 2011, informamos que Dirceu Greco, diretor deste Departamento, ratificou, durante a reunião da CNAIDS (Comissão Nacional de Aids), o compromisso do Departamento para enfrentamento do HTLV no Brasil e apresentou as principais ações planejadas a partir da reunião desse nosso grupo de trabalho.
Informamos ainda que, após planejamento da Coordenação de Cuidado e Qualidade de Vida, definimos como prioridade as seguintes ações relativas ao HTLV para 2011:
 Publicação de materiais sobre HTLV para especialistas
Validação de metodologias diagnósticas para HTLV
Publicação do manual de HTLV revisado
Mapeamento da rede de atenção ao HTLV no Brasil
Reunião com as demais coordenações do departamento de DST, aids e hepatites virais do MS (coordenações de Vigilância, Informação e Pesquisa -VIP;  Sustentabilidade, gestão e cooperação – SGC; e Direitos humanos, risco e vulnerabilidade – DHRV)  para pautar as ações integrais no campo do HTLV, inserindo mais técnicos do departamento no tema.
Finalização da avaliação de viabilidade de inclusão do HTLV na portaria da fórmula infantil.
Produção de vídeo de sala de espera sobre HTLV
Definição de algoritmo de diagnóstico de infecção pelo HTLV
Esclarecemos que as prioridades citadas servirão de ponto de partida para este Departamento. Novas ações deverão ser acrescidas ao longo do ano, incluindo aquelas apontadas durante nossa reunião de março.
Agradecemos pela colaboração deste grupo e ratificamos a fundamental importância dessa parceria para a concretização das ações para 2011.
 Atenciosamente,”
Rodrigo Zilli Haanwinckel
Assessor Técnico
Coordenação de Cuidado e Qualidade de Vida
Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais/SVS
Ministério da Saúde
Diante das informações acima, postadas na íntegra, reacende dentro de cada um nós, portador sintomático ou não do vírus htlv, a esperança de um futuro melhor, a certeza de que o Ministério da Saúde está “ouvindo” nossas reivindicações, está tomando providências para conter a disseminação de uma doença que, posso dizer com propriedade, é mais grave que a AIDS porque ainda não tem medicação específica para ela. Uma doença que nos consome aos poucos; uma doença que, quando se manifesta, muda totalmente nosso destino, nossos sonhos, nossa realidade.
Boa sorte para todos nós!!
Sandra do Valle
This entry was posted in Direitos, Governamental, Reunião. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *