PERDA NA BAHIA

Olá pessoas!!

Chegou ao meu conhecimento que a causa HTLV perdeu mais um Laboratório de Referência.

Segundo a Portaria nº 346 de 25 de março de 1993, do Ministério da Saúde, Art 1º, item b, reconhece  BIOMANGUINHOS e Laboratório Avançado de Saúde Pública  (LASP) da FIOCRUZ, na área de Retroviroses, como Laboratórios Nacionais de Referência em apoio à Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS.

O  Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (BA) não considerou o Laboratório Avançado de Saúde Pública (LASP/CPqGM) como um Laboratório de Referencia para o Diagnóstico de Retroviroses Humana, contrariando a determinação da citada Portaria.

Tal situação implica no comprometimento do trabalho do grupo de pesquisadores, coordenados pelo Dr. Bernardo de Castro Galvão (LASP/FIOCRUZ-BA), que pesquisam e atendem portadores do vírus HTLV. O não reconhecimento de um Laboratório de Pesquisas como referência, significa corte na distribuição de recursos para aquela instituição. Não havendo recursos, não haverá equipe de profissionais/pesquisadores, não haverá distribuição de material, enfim, não há  como pesquisar absolutamente nadaaa!!! Um verdadeiro retrocesso científico para o País.

O que fazer quando uma portaria do Ministério da Saúde não está sendo acatada?

O Brasil virou uma “comunidade” onde cada pedaço, tem um dono.  Temo que o fato ocorrido na Bahia tenha um efeito dominó, uma vez que a FIOCRUZ é uma Instituição Federal. Se acontecer a mesma coisa no IPEC/FIOCRUZ-RJ, o HTLV vai continuar sendo empurrado para debaixo do tapete do Ministério da Saúde, e os portadores que se danem em suas cadeiras de rodas.

Nós, da sociedade civil, precisamos nos mobilizar, articular, para que isso não aconteça. Temos que denunciar na internet, nos jornais, na mídia em geral, o que considero, no mínimo, falta de respeito com a saúde pública e com os profissionais envolvidos nas pesquisas. É por essa e outras que os melhores profissionais estão saindo do Brasil, em busca de oportunidades e valorização pelo trabalho que desenvolvem.

Por favor, poste sua opinião sobre o assunto e também denuncie se você sabe de algo semelhante.

Abçs solidários

Sandra do Valle

This entry was posted in Direitos, Governamental, Informativo. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *