XIII Reunião do Serviço de HTLV no Hospital Emílio Ribas – SP

Olá pessoas!!

A reunião do Serviço de HTLV foi para um pequeno público, um evento interno do qual me senti muito honrada por ter sido convidada.
Tivemos presenças ilustres (Prof. Vítor Baranauskas – Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica – UNICAMP/SP) e informações sobre avanços em pesquisas surpreendentes.
O Estado de São Paulo está realmente trabalhando na prevenção e cuidados ao portador do vírus HTLV. Seguindo o exemplo de Minas Gerais que, para todos nós, é referência na prevenção e atendimento ao portador, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo já está implantando ações preventivas como, por exemplo, a testagem para o HTLV fazendo parte da rotina do pré-natal, distribuição da fórmula infantil na rede pública de saúde, e atenção ao portador.
Muito se falou em HTLV, algumas palestras foram repetitivas e cansativas, mas as novidades no campo das técnicas da Fotônica aplicadas ao Diagnóstico e Tratamento de doenças e afecções virais, surpreenderam a todos. O nome é bastante complicado para nós, leigos em medicina, mas é uma técnica que já está sendo aplicada, a nível experimental, em portadores de HPV e os resultados apresentados foram de cura total sem mutilação. Simplesmente fantástico!!
Durante o evento, recebi a informação de que houve uma reunião em Brasília, no Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais, que determinou algumas ações para o enfrentamento do HTLV, já para 2012. Assim que eu tiver acesso a maiores informações, postarei aqui para vocês.
No mais, minha palestra foi sobre nós, pessoas que vivem com o vírus HTLV, pessoas que estão do outro lado da mesa do médico. Coloquei nossas dificuldades, nossas expectativas em ações concretas, nossas esperanças em novos medicamentos que possam nos trazer melhor qualidade de vida e também as nossas decepções com o Ministério da Saúde.
Fui lá e fiz meu “dever de casa”, enquanto presidente de uma Associação de Portadores desse tão desconhecido vírus HTLV.
Quero agradecer e parabenizar a equipe organizadora do evento.
Um abraço muito especial a Dra. Maria Rita Gascón, Dra. Camila Malta Romano, Dr. Jorge Casseb, Dr. Augusto Penalva, Dra. Adele Caterino de Araújo e, principalmente, a Dra. Andrea Cristina M. Silveira Souza pelo carinho, atenção e cuidados em nossa breve estadia em São Paulo.
Abçs a todos!!
Sandra do Valle.
This entry was posted in Eventos, Reunião. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *